Logo que a situação pandémica o permita, a Covilhã vai contar em pleno com um novo hotel, onde o moderno se cruza com o tradicional, onde a natureza e a urbanidade do centro histórico fazem parte da decoração, e onde a gastronomia vai andar de mãos dadas com a enologia.
O Pena D’Água Boutique Hotel & Villas, uma unidade de quatro estrelas, única no centro da cidade, abriu no final de dezembro de 2020, em plena zona histórica, assumindo ao mesmo tempo uma vocação de alojamento de montanha, tendo em conta a proximidade com a da Torre da Serra da Estrela.
O edifício principal, coração do Pena D’Água Boutique Hotel & Villas, é uma casa do final do século XIX, e na recuperação houve o cuidado de manter os detalhes essenciais em homenagem à memória da vida original do espaço. As camas dossel em madeira de castanheiro testemunham o reaproveitamento das vigas originais do edifício, salientando o pilar da sustentabilidade, que também pretende ser imagem de marca da unidade. Esta intenção assume igualmente importância, por exemplo, nos uniformes dos funcionários, feitos com tecidos locais.
No Pena D’Água Boutique Hotel & Villas encontra 15 quartos e quatro suítes, que se juntam a oito villas (…), de arquitetura contemporânea minimalista, que apesar de contrastarem com os quartos da casa principal, foram desenhadas para proporcionar conforto e privacidade. Ficam numa área mais elevada, rodeadas por oliveiras e por uma fonte de água de nascente que brota da Serra da Estrela e que alimenta também a piscina exterior. Os salões do hotel, destinados aos mais variados eventos, preservam uma imponência histórica do estilo Arte Nova, destacando o facto do edifício do hotel ser um dos poucos exemplares deste estilo de arquitetura na Covilhã.
17 de fevereiro de 2021
boa cama boa mesa – Expresso – Fernando Brandão